Risate Odontologia

10 curiosidades sobre a Harmonização Orofacial

Nos dias de hoje é comum visualizarmos pessoas que realizaram ou vão realizar algum procedimento estético. Isso porque, após os sinais de envelhecimento começarem a surgir, buscamos melhorar nossa aparência. 

 

A harmonização orofacial ficou mais conhecida após muitos famosos se submeterem às técnicas. Pois, além de deixar a pele com aspecto saudável e ficar com um rosto harmônico, são procedimentos simples e seguros.

 

Como funciona o procedimento?

 

O primeiro passo para quem quer fazer uma harmonização orofacial é realizar uma consulta com um especialista. Nela, tanto o paciente quanto o profissional alinharão as expectativas e definirão, em conjunto, as melhores técnicas a serem utilizadas. É de extrema importância que o paciente tire todas as suas dúvidas, para que ele se sinta seguro dos resultados de cada procedimento. Após essa primeira fase, começa o preparo do paciente. De acordo com o que foi decidido, se necessário, ele será encaminhado para realizar exames, para definir então, o cronograma de realização de cada tratamento, seguindo corretamente as etapas. Atualmente, existem uma infinidade de tratamentos e protocolos dentro da harmonização orofacial, mas, entre os mais buscados, estão:

 

  1. Preenchimento do rosto: Geralmente é realizado com ácido hialurônico e tem objetivo de aumentar o volume das maçãs do rosto, queixo ou lábios. Além disso, também é utilizado para nivelar sulcos, rugas e preencher olheiras profundas. A intervenção pode durar cerca de 30 minutos a 1 hora, dependendo  das regiões que serão trabalhadas.

  2. Aplicação de botox: É utilizada para levantar ou corrigir o ângulo das sobrancelhas ou suavizar rugas de expressão, como pés de galinha, por exemplo. O botox consiste numa toxina, chamada de toxina botulínica, que provoca o relaxamento do músculo, prevenindo a formação de rugas.

  3. Lifting facial: O lifting facial utilizado para realizar uma harmonização facial, é feito por meio da inserção de fios de ácido polilático, que promove um efeito lifting ao puxar os tecidos, sem que seja necessário recorrer a cirurgia.

  4. Microagulhamento: Consiste em promover microlesões na pele, que estimulam a produção de colágeno e fatores de crescimento, conferindo mais firmeza à pele e suavizando manchas e cicatrizes. Esta técnica pode ser realizada com um aparelho manual chamado de Dermaroller ou com um aparelho automático chamado de Dermapen.

  5. Peeling: a aplicação de substâncias ácidas que promovem uma descamação leve da camada mais externa da pele, estimulando a renovação celular, suavizando linhas de expressão e conferindo um tom mais uniforme à pele.

  6. Procedimentos dentários: Além das intervenções estéticas realizadas no rosto, a harmonização facial também engloba a realização de procedimentos dentários, como uso de aparelho dentário, aplicação de implantes e clareamento dentário, por exemplo.

Confira 10 curiosidades sobre a Harmonização Orofacial:

  1. 1. Pode ser realizada por um cirurgião dentista
    A Harmonização Orofacial foi reconhecida como uma especialidade odontológica em 2019 pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, cirurgiões dentistas podem sim realizar tanto tratamentos funcionais quanto estéticos (Resolução CFO-198/2019). Porém, para atuar com harmonização orofacial, o profissional precisa fazer uma especialização nesta área em curso reconhecido pelo MEC, com, pelo menos, 500 horas.

  2. 2. É uma alternativa para substituir a cirurgia plástica
    Com a harmonização orofacial é possível evitar uma rinoplastia (correção do nariz) e uma mentoplastia (correção do queixo), por exemplo. Mas, tudo depende de cada caso e das suas expectativas em relação ao resultado. Todos os procedimentos da harmonização orofacial acabam sendo menos invasivos, mais práticos, rápidos e mais econômicos do que as intervenções cirúrgicas. Já que tudo pode ser feito no consultório do dentista, sem que você precise encarar uma mesa cirúrgica.

  3. 3. É totalmente personalizado
    Para realizar uma harmonização orofacial o profissional precisa estudar e muito a anatomia do rosto do paciente. A harmonização vai além do que o paciente deseja, pois o resultado precisa ficar harmônico com toda a sua estrutura facial, que inclui o sorriso e realçar a beleza natural e particular de cada um. Para isso, também são consideradas as funções dos músculos e ossos da face que não podem ser perdidas ou alteradas.

  4. 4. Os resultados parecem naturais
    Cada paciente que busca realizar a harmonização orofacial possui traços e características únicas que devem ser consideradas ao realizar o procedimento. A escolha de profissionais qualificados é fundamental para evitar a utilização de substâncias não recomendadas e complicações pós-aplicação. A harmonização é feita com base em um estudo detalhado e individualizado do rosto do paciente, visando sempre resultados naturais.

  5. 5. Realça as melhores características
    O propósito da harmonização orofacial é realçar as melhores características do rosto. Por isso, todo procedimento é personalizado, ou seja, cada pessoa que optar pela harmonização facial terá resultados diferenciados. Antes de iniciar o tratamento, o profissional faz uma avaliação para que ele saiba quais técnicas serão feitas, sempre respeitando as distancias e os ângulos de cada região do rosto.

  6. 6. Proporciona resultados rápidos
    Na grande maioria dos casos, os resultados aparecem entre 1 e 7 dias após o procedimento, mas pode levar até 14 dias para que eles surjam, dependendo da substância utilizada (toxina botulínica ou ácido hialurônico). Efeitos adversos como inchaço e vermelhidão também podem aparecer, mas eles são normais a todo procedimento de caráter injetável e não é preciso se preocupar. É importante estar sempre em contato com seu cirurgião-dentista para que os efeitos permaneçam controlados e seguir todas as suas orientações.

  7. 7. Todas as pessoas podem fazer
    Não existe uma idade mínima, nem máxima para realizar o procedimento. Porém, se o paciente tem menos de 25 anos, é indispensável consultar um profissional antes de decidir realizar o procedimento. Também, é de extrema importância que a pessoa faça uma avaliação de saúde para definir se ela pode fazer a harmonização orofacial, pois dependendo do histórico médico, algumas técnicas são contraindicadas. A harmonização orofacial também não pode ser feita em gestantes ou em mulheres que estejam amamentando.

  8. 8. Ideal para todos os tipos de pele
    A harmonização orofacial é recomendada para qualquer pessoa que deseja ter um rosto mais simétrico e harmônico. Ela pode ser realizada inclusive em pessoas com acne ou cicatrizes no rosto. Porém, há casos em que o comprometimento da pele não permite um ótimo benefício do procedimento e necessita de cirurgia plástica. Mas atenção, só um profissional consegue diagnosticar se é possível ou não alcançar o resultado esperado com o procedimento.

  9. 9. Os resultados são temporários
    Já que a harmonização facial é um procedimento que não precisa de cirurgia, a duração dos resultados pode variar de acordo com os procedimentos que foram realizados, a viscosidade da pele e o metabolismo de cada paciente. Os resultados obtidos com Botox costumam durar entre 3 e 4 meses e variam conforme a resposta do organismo do paciente. Os obtidos com ácido hialurônico podem durar até 18 meses, mas isso varia de acordo com o material utilizado, local da aplicação e claro, a resposta individual de cada paciente. Essas substâncias acabam sendo reabsorvidas e/ou metabolizadas pelo próprio organismo e surge a necessidade de refazer o procedimento, mas isso é um sinal positivo, pois mostra que são biocompatíveis com nosso organismo.

  10. 10. O método é reversível
    Os procedimentos de harmonização orofacial são reversíveis e temporários, ou seja, depois de um tempo, devem ser refeitos. O ideal é que os procedimentos sejam planejados para que o profissional consiga trabalhar a questão da melhora dos tecidos e estruturas que formam a pele.

Os procedimentos de harmonização orofacial são reversíveis e temporários, ou seja, depois de um tempo, devem ser refeitos. O ideal é que os procedimentos sejam planejados para que o profissional consiga trabalhar a questão da melhora dos tecidos e estruturas que formam a pele. 

 

Soluções Risate: Harmonização Orofacial

 

A Harmonização Orofacial está super em alta, pois os procedimentos trazem equilíbrio aos traços do rosto. 

 

Tratamentos que antes eram encontrados somente em clínicas dermatológicas, agora também estão disponíveis em clínicas tecnológicas, como a Risate.

 

Não existe uma fórmula ou um padrão, cada procedimento É ÚNICO, respeitando as suas características e necessidades.

 

Na Clínica Risate oferecemos os seguintes serviços de estética:

 

Preenchimento: Feito com ácido hialurônico. Esse ácido já está presente naturalmente em nossa pele, pode ser utilizado para preencher olheiras, bigode chinês, realçar pontos e contornos. Tem efeito imediato e dura até 6 meses.

 

Botox: Uma técnica reconhecida, com mais benefícios do que você imagina – previne a formação de rugas e suaviza as que já existem; ajuda no tratamento do bruxismo e diminui a dor facial; e auxilia na correção do sorriso gengival. Tem efeito progressivo e dura até 6 meses.

 

Lipo de papada: Cansou da papada aumentando seu queixo? Chegou a hora de dizer adeus pra ela. Este procedimento não cirúrgico diminui o queixo duplo, melhora o ângulo mandibular e diminui o aspecto de envelhecimento. Tem efeito progressivo.

 

Microagulhamento: É um excelente tratamento para estimular o colágeno e hidratar a pele de dentro pra fora. Se você sofre com cicatrizes de acne, melasmas e rugas, fazer o microagulhamento pode te ajudar muito na remoção ou suavização. Diminui a flacidez e aumenta a durabilidade do botox.

 

Sculptra: Muito indicado para peles mais maduras, a Sculptra é um bioestimulador de colágeno que promove um efeito REJUVENESCEDOR com resultado natural e progressivo. O Resultado não é imediato e pode levar até 3 meses para aparecer, porém o estímulo de colágeno dura aproximadamente 2 anos.

Ficou com alguma dúvida? A Dra. Natalia, especialista em Harmonização Orofacial, fala mais sobre o assunto:

Vamos conversar sobre harmonização orofacial?

 

A melhor forma de saber qual a solução ideal para o seu caso é uma consulta com o especialista.

 

Agende a sua agora mesmo e receba uma simulação do resultado final, desejado por você, realizado pela nossa equipe.

Quer saber como você ficaria com o sorriso dos seus sonhos?

Solicite agora mesmo uma simulação!

Scan the code