Risate Odontologia

10 benefícios do aparelho dentário para o seu sorriso e sua saúde

“O sorriso é a beleza interior abrindo a janela para refrescar a alma.” Você já ouviu essa frase alguma vez? Se não foi essa, temos certeza que já ouviu ou leu frases que referem o sorriso como algo bonito. Porém, por trás dessa “beleza”, existe um tratamento odontológico de qualidade e o cuidado com a saúde.

 

O que muitas pessoas não sabem é que a correção de problemas ortodônticos não envolve apenas a parte estética, mas também está relacionada a questões de saúde. Dores de cabeça, problemas na fala, dificuldades na mastigação e o surgimento de cáries com frequência são apenas alguns dos problemas que podem ser causados por “dentes tortos”.

 

É muito provável que você conheça alguém que já precisou usar aparelho ortodôntico alguma vez na vida, seja ele móvel ou fixo. A ortodontia é a área da odontologia responsável pelo crescimento e desenvolvimento da face e dos dentes. Sendo assim, tudo o que for relacionado a aparelhos dentários está diretamente ligado a esta ciência. E o nosso artigo de hoje aqui no Blog é sobre isso, os 10 benefícios do aparelho dentário para seu sorriso e sua saúde.

 

Como funciona o tratamento?

 

É normal que antes de qualquer tratamento ortodôntico, o paciente queira saber como ele funciona. No caso dos aparelhos dentários, o paciente é submetido a um tratamento de várias etapas, em que o tempo de duração depende dos problemas identificados e do objetivo com o uso do aparelho. 

 

O primeiro passo ocorre com a preparação da arcada dentária com dispositivos fixos, móveis ou ortopédicos feitos por um especialista, que nesse caso, é chamado de ortodontista.

 

Depois, é feito o alinhamento dos dentes. Problemas relacionados à saúde bucal começam a ser percebidos nessa etapa — seguida do encaixe, quando o profissional pode fazer uso de molas e elásticos para encaixar a mordida corretamente. Por fim, o tratamento chega ao foco estético, que busca a perfeição na mordida e no alinhamento. 

 

Ao retirar o aparelho “fixo”, os resultados devem ser mantidos com um aparelho de contenção. O mais comum é ter um ferro fixado do lado de dentro da arcada inferior e usar o aparelho móvel na parte de cima dos dentes.

 

10 benefícios do aparelho dentário:

 

  1. Diminui a dor na mandíbula:

Se você sente dor na mandíbula isso pode identificar o bruxismo, um tipo de desgaste dentário. Essa dor pode gerar diversos outros desconfortos como dor de ouvido, por exemplo. O aparelho ortodôntico e um acompanhamento odontológico correto vai ajudar a sanar o problema e trazer de volta o conforto nesta região.

 

  1. Diminui as dores de cabeça:

O desalinhamento da arcada dentária pode causar crises de dor de cabeça, devido a tensão muscular ocasionada pelo mau posicionamento dos dentes afetar a articulação temporomandibular (ATM), localizada na frente dos ouvidos. A ATM é responsável pelo movimento de abertura, fechamento e mastigação. O encaixe dos dentes é um dos responsáveis pela proteção e funcionamento da ATM. Quando prejudicada, o indivíduo pode apresentar dores de cabeça, de ouvido e enxaqueca. 

 

  1. Melhora a respiração e a fala:

Dentes desalinhados podem ser sinônimo de problemas na base óssea, que podem vir a atrapalhar a dicção. Como o alinhamento da arcada mexe nessa estrutura, o paciente acaba apresentando melhoras na fala. Outro ganho percebido com as mudanças na base óssea está relacionado à respiração. A correção da mandíbula e do maxilar é capaz de interferir na qualidade do sono e em todos os aspectos relacionados ao ato de respirar.

 

  1. Melhora a higiene bucal:

Dentes muito “juntos” podem dificultar a higienização da boca. Por mais que o paciente escove os dentes e use fio dental com frequência pode ser difícil higienizar os dentes por completo. Isso pode resultar no aparecimento de cáries e até mesmo no mau hálito, por isso a utilização de aparelho dentário para o alinhamento dos dentes vai muito além de um conceito estético.

 

  1. Deixa o hálito saudável:

Há várias causas para o mau hálito e o alinhamento dos dentes pode ser uma delas. Como já falamos, os dentes muito “juntos” tendem a dificultar a higiene bucal. Com isso, há um acúmulo de resíduos que leva ao mau cheiro. O mau hálito também pode estar relacionado a problemas gastrointestinais, e o desalinhamento da arcada tem tudo a ver com isso. O mau posicionamento dos dentes costuma afetar o trituramento e a mastigação, interferindo nos processos digestivos e causando problemas a longo prazo.

 

  1. Diminui as cáries:

Quando os dentes estão muito juntos, sempre sobra algum cantinho onde o fio ou a escova não alcançam, o que resulta em acúmulo de tártaro, gengivite e aparecimento de cáries. O uso do aparelho ortodôntico alinha os dentes, facilitando a limpeza de todos. Com isso, eles acumulam menos resíduos na boca, prevenindo o aparecimento de cáries e outras doenças bucais relacionadas à má higienização.

 

  1. Previne a perda dos dentes:

As principais causas da perda de dentes em adultos envolvem a alta ingestão de açúcar; doenças que enfraquecem o sistema imunológico; falhas na higiene bucal; infecção bacteriana que atinge a gengiva e os ossos, chamada de periodontite — geralmente causada pela formação de placa bacteriana entre a gengiva e os dentes; e o uso de substâncias químicas. Como já falamos ao longo deste texto, o alinhamento dos dentes facilita a higienização, contribuindo para que eles permaneçam fixos em seus lugares. 

 

  1. Melhora a autoestima:

Ter um sorriso alinhado está intimamente ligado à autoestima e autoconfiança. O alinhamento não se resume aos dentes, mas modifica toda a face. A tendência é que não apenas o sorriso fique mais harmônico, mas todo o rosto. Com isso, o visual muda por completo, deixando o paciente mais feliz e confiante.

 

  1. Proporciona mais confiança e segurança:

Os aparelhos dentários proporcionam segurança, pois com o tratamento correto você poderá sorrir, mastigar e falar com muito mais confiança. Além disso, com os dentes corretamente posicionados, alguns problemas como placa dentária, mau hálito e cárie são evitados e deixam a mastigação muito mais confortável e segura.

 

  1. Deixa o sorriso mais bonito:

Ainda que o uso do aparelho vá muito além da estética, não podemos negar que esse é um dos grandes benefícios. Ter os dentes bonitos, brancos e alinhados é o sonho de muitos pacientes. Afinal, como citamos no início desse texto, o sorriso é uma janela interior e quando está como queremos, refletimos nele a beleza que temos.

 

Soluções Risate

 

Um tratamento com tempo reduzido é o sonho da maioria dos pacientes que precisam utilizar aparelhos ortodônticos, aqui na Risate esta possibilidade é uma REALIDADE. Utilizamos um protocolo de tratamento que visa unir várias tecnologias a fim de reduzir o tempo do seu tratamento, mas sempre com a melhor qualidade e resultado para você.

 

Tratamento Híbrido = Fase 1 – Aparelho Autoligado + Fase 2 – Alinhador Invisível 

 

Só existem vantagens em utilizar este tipo de tratamento que une duas ou mais técnicas diferentes no mesmo caso. Com o Tratamento Híbrido é possível reduzir o tempo total de utilização do aparelho e deixar seu tratamento eficaz e com o melhor custo-benefício.

 

Normalmente usamos em casos de Média ou Alta complexidade que levariam vários anos para serem resolvidos, mesmo com os melhores aparelhos. Por isso recomendamos o tratamento híbrido, que deve ser realizado por profissionais altamente qualificados, já que exige conhecimento de diversos tipos de técnicas e ferramentas.

 

O Aparelho Autoligável é o aparelho metálico mais moderno do mercado. Suas características especiais garantem que o aparelho atue na movimentação dos dentes em 100% do tempo, o que torna o tratamento duas vezes mais rápido do que os convencionais. Enquanto no tratamento com aparelho comum os braquetes presos com borrachinhas desperdiçam tempo por não serem ativados a todo momento, com o aparelho autoligável seus dentes estão sendo trabalhados 24 horas por dia. Isso acontece pelo sistema de travas dos braquetes metálicos, que mantém o fio ativado e na posição ideal.

 

Além disso, esse tipo de aparelho é muito mais resistente e tem alta durabilidade, ou seja, exige bem menos manutenções. Esse ponto é extremamente vantajoso para quem tem a agenda apertada – quanto menos manutenção, menos consultas.

 

Já o Alinhador Invisível substitui o fixo em casos de alinhamento, espaçamento e mordida, com resultados a partir do primeiro mês. Os alinhadores são feitos sob medida e movimentam os dentes por fases, de forma rápida, tecnológica e previsível. Aqui na Risate somamos essas duas técnicas para entregar a você o sorriso dos seus sonhos!

FASE 1 Aparelho Autoligado

+

FASE 2 Alinhador Invisível

Ficou com alguma dúvida? O Dr. Eduardo, especialista em Ortodontia, fala mais sobre o assunto:

Agora que você já sabe tudo sobre Aparelho Dentário, está na hora de cuidar do seu sorriso. Entre em contato e agende a sua avaliação:

Risate Odontologia – Cuidamos de você sorrindo!

Quer saber como você ficaria com o sorriso dos seus sonhos?

Solicite agora mesmo uma simulação!

Scan the code