-
Postado em 19 de Setembro de 2019 às 19h47

10 vantagens pra você escolher o aparelho Autoligado

Dicas (1)

10 vantagens pra você escolher o aparelho Autoligado

 

Na hora de escolher um tratamento para corrigir os dentes, muitas dúvidas vêm à cabeça: o preço, as vantagens, as indicações etc. Especialmente quando um sistema é mais novo e com mais tecnologia, como o aparelho ortodôntico autoligado, que não utiliza borrachinhas para prender o fio ao aparelho e usa um técnica muito mais moderna para correção dos dentes. Ele reduz o tempo de tratamento, facilita a higienização e é mais previsível quanto ao tempo de uso em comparação com o aparelho convencional. Veja a resposta para algumas dúvidas sobre o aparelho ortodôntico autoligado.


1. Sistema autoligado é mais caro?

Quando o assunto são as dúvidas sobre o aparelho ortodôntico autoligado, o preço está entre as primeiras questões. Antes de mais nada é preciso entender a forma que normalmente o tratamento ortodôntico é cobrado. No Brasil a imensa maioria dos dentistas cobra mensalidade, um valor mensal para que o paciente seja atendido, e é dado uma expectativa de tempo de tratamento sem muito compromisso. O valor da mensalidade pode ser reajustado e o tempo do tratamento geralmente ultrapassa a previsão inicial (afinal o dentista ganha mais a cada mês que demore o tratamento). Ou seja o paciente nunca sabe o valor total a pagar, nem o tempo que vai ficar em tratamento.

 

 


No tratamento com autoligado na Risate é diferente. O paciente sabe o valor total do tratamento, e o tempo que ele vai durar. O pagamento do total é divido em parcelas a combinar, como uma mensalidade. Caso o tratamento passe do prazo previsto o paciente não paga nada a mais por isso. O valor total já foi negociado. Então respondendo à pergunta, NÃO, o tratamento com aparelho autoligado não é mais caro.

 

 


2. Ele dói menos?
Sim, dói menos. No tratamento com aparelho convencional, as borrachinhas usadas criam um atrito muito grande quando tocam o fio do aparelho, dificultando a movimentação e obrigando o dentista a usar mais força, mas como no aparelho autoligado o uso das borrachinhas é eliminado, o atrito é menor e mantém a tensão constante, assim os dentes se movimentam de forma contínua e suave. 


3. É mais fácil de limpar?

Isso também é verdade. A principal causadora de mau-hálito e placa bacteriana nos tratamentos ortodônticos é a borrachinha, porque ela retém muitas bactérias e também dificulta a limpeza correta dos dentes, mas como o sistema autoligado não as utiliza, a limpeza se torna mais fácil e também não há riscos das borrachinhas se romperem durante a escovação e soltarem o fio. Mas vale lembrar, para qualquer aparelho ortodôntico é necessária uma higiene bucal adequada, com o uso de fio dental, escovações e ajuda do dentista com limpezas no consultório.


4. O tratamento é mais rápido?
Sim, o tratamento é mais rápido. Praticamente todas as etapas do tratamento são mais curtas que as do aparelho convencional. Vale lembrar que o aparelho autoligado é uma tecnologia moderna, mas que já está no mercado a muitos anos. 


5. De que cor é o aparelho?
Os aparelhos autoligáveis são mais discretos porque não utilizam as ligaduras elásticas (as borrachinhas). Na imensa maioria são metálicos, mas axistem opções em porcelana, porém não oferecem o mesmo desempenho, nem a mesma resistência.


6. Ele pode causar manchas nos dentes?
Por serem porosas, as borrachinhas acumulam com facilidade restos de comida que causam placas bacterianas e as manchas nos dentes. Por não utilizar borrachinha esse risco é muito pequeno quando se usa o autoligado.


7. O sistema autoligado reduz a necessidade de extração de dentes?
Essa é outra pergunta frequente sobre aparelho ortodôntico autoligado. O sistema permite expansão na arcada dentária muito maior do que os do método convencional, tornando mais raras as extrações dentárias, mas isso não quer dizer que nunca são necessárias. O aparelho autoligado diminui sim as extrações por falta de espaço mas a expansão da arcada tem limite e a retirada de um ou mais dentes pode ser sim uma alternativa para um tratamento com resultado melhor.


8. Em que casos o aparelho autoligado é recomendado?

Em todos os casos e em todas as idades. Existe uma ideia que aparelho ortodôntico autoligado só pode ser usado por adultos, isso é uma grande bobagem. Pessoas jovens e adolescentes vão ter todas as vantagens da mesma forma.


9. Vou precisar usar contenção após o tratamento?
Os contensores servem para manter as correções feitas e diminuir as movimentações naturais. Então não há diferença entre os aparelhos quando se trata do uso da contenção.


10. Existe mais de um tipo de aparelho autoligado?
Sim, existem os aparelhos autoligáveis passivos e ativos, os dois têm basicamente o mesmo sistema e não precisam do uso de borrachinhas.
Nos passivos, o fechamento do braquete não faz tanta pressão no arco ortodôntico, e por isso tem um desempenho melhor na movimentação dos dentes.

 

Vamos conversar sobre isso? Marque uma avaliação  :)

Voltar para Blog