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Postado em 27 de Março às 14h00

A Saúde Bucal está ligada com a Saúde Mental

A Saúde Bucal está ligada com a Saúde Mental

Você sabia que alguns problemas bucais como o bruxismo estão relacionados especificamente a sua saúde mental? Sim, inclusive os sintomas podem ficar muito maiores em episódios de grande estresse, por isso pensando em te ajudar neste período de contingência, preparamos dicas para que você mantenha sua saúde bucal e mental. 

Como manter a saúde e a estética bucal

Implantes, cirurgias, próteses, clareamento dental, são apenas alguns procedimentos que tem evoluido cada dia mais com os avanços na área da odontologia. Atualmente existem tratamentos para os mais diversos problemas bucais, de dentes manchados a mal posicionados e, sem dúvida, o dentista é o melhor aliado na busca por um sorriso bonito.

O que muitas pessoas não sabem é que o principal fator envolvido na saúde bucal são os pequenos cuidados diários, que muitas vezes são negligenciados por falta de tempo ou conhecimento, por isso fique atento e:

- Troque sua escova dental a cada 3 meses. Muitas pessoas não sabem, mas a vida útil deste acessório indispensável para a higiene dos dentes é de apenas três meses. Isso acontece porque o uso diário promove o desgaste gradual das cerdas, diminuindo sua eficiência na escovação.

- Escolha cremes dentais que promovam sua saúde bucal, cuidados com os muito abrasivos. Atualmente, o mercado conta com uma ampla variedade de produtos, que oferecem benefícios que vão além da higiene bucal: controle do tártaro, proteção antibacteriana e até diminuição da sensibilidade nos dentes, mas eles servem par auxiliar na limpeza, o que realmente trará resultados é a repetição dos movimentos durante a escovação.

- Use fio dental todos os dias, assim é possível prevenir inflamações na gengiva, sangramentos, cáries e doenças causadas pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes.

- Redobre a higiene bucal antes de dormir, ela deve incluir o uso do fio dental, a escovação dos dentes e até da língua, o ideal é que esse processo leve, pelo menos, dois minutos.

- Faça bochecho. Uma das principais causas de manchas e escurecimento dos dentes é o consumo de alguns alimentos e bebidas com excesso de pigmentação (vinho, café, chá-preto) ou muito ácidos (refrigerantes, frutas cítricas). Basta fazer um bochecho vigoroso com água antes de escovar os dentes, removendo o excesso de corantes e a acidez. Esse hábito simples também previne que a acidez dos alimentos prejudique ainda mais o esmalte dos dentes por meio da fricção da escova.

- Evite comer doces em exagero, o consumo excessivo de açúcar, pode levar ao surgimento de cáries, por isso é recomendado, como uma atitude prudente, diminuir a ingestão desses alimentos.

 


E a sua saúde mental, como está?

Se cuidar é uma forma de amor próprio e manter o sorriso no rosto é um bom caminho para o seu bem-estar mental. Ficar só em casa e diminuir o convívio social neste período é necessário, mas você pode (e deve) incluir na sua lista diária algumas atitudes para preservar a calma e amenizar o estresse, como:


- Evitar o bombardeio de informações, certificando-se de que as notícias que chegam a todo momento são verdadeiras. Procure se manter informado da situação, buscando informações nos órgãos competentes como o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do seu município.

- Estabelecer uma rotina. Se você está trabalhando em casa, não terá o tempo do deslocamento então, pode dormir um pouquinho mais. Mas é importante estabelecer um horário para acordar e tomar um bom café da manhã. Procure se vestir com roupas confortáveis e criar um ambiente agradável para realizar as suas atividades.

- Utilize a tecnologia para aproximar as pessoas, converse por vídeo chamada, use o Skype, o whatsapp, reúna seus primos numa vídeo conferência, ligue para seus avós que estão sozinhos. A pandemia do coronavírus tem o agravante de aflorar sentimentos de abandono e rejeição, portanto, é importante se manter de alguma forma conectado às pessoas que você ama. Sem contar que é uma ótima maneira de se distrair e passar o tempo.

- Assista filmes, e leia livros, use o seu tempo em casa para fazer o que mais gosta. Sessões de cinema no conforto do seu lar e um bom livro ajudam a passar o tempo e te distrai dos problemas.

Durante a pandemia do coronavírus, procure cultivar pensamentos positivos. Isso porque os pensamentos podem ser uma das grandes causas da sua ansiedade. Acorde, faça um alongamento, foque na sua respiração e agradeça. Este é o momento de estarmos unidos por um bem maior, pela nossa saúde e pela saúde do mundo.

 

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