-
Postado em 03 de Outubro de 2019 às 14h26

ATENÇÃO: Dor nos dente é sinal de perigo!

ATENÇÃO: Dor nos dente é sinal de perigo!

Quem nunca teve uma dor de dente desconfortável, que surge do nada mas atrapalha muito? Na hora em que isso acontece, há apenas uma certeza: é hora de procurar um dentista! As dores de dente são indicativos de que algo não anda bem em nossa saúde bucal e as causas precisam ser investigadas.
Uma das principais características da dor de dente é que ela inicia leve e tolerável aumentando progressivamente, até tornar-se insuportável. Para te ajudar a descobrir o que está acontecendo com a sua boca, preparamos uma lista das causas mais prováveis de dor de dente. Vamos conferir?

Cáries:
As maiores vilãs da saúde bucal! Elas representam o motivo da maior parte das reclamações na cadeira dos dentistas. Embora a maioria dos brasileiros tenha cáries em algum momento de suas vidas, elas não devem ser vistas como um problema normal ou recorrente.
Normalmente, elas são desencadeadas por um acúmulo das bactérias Streptococcus mutans, que se formam em grupos para consumir o resto de açúcar que se aloja nos dentes. Nesse processo, elas liberam um ácido que corrói o esmalte até causar buracos na estrutura dos dentes e é aí que caracterizamos essa lesão como uma cárie.
Além de escurecer o dente e afetar a autoestima, as cáries causam dores intensas e sensibilidade quando atingem a polpa do dente. O tratamento consiste, na remoção da cárie e do tecido contaminado e a cobertura do dente com resina.

Dor no siso
O popular dente do juízo, ou siso, é o último a nascer. Seus primeiros sinais de incômodo acontecem quando ele está rompendo a gengiva para estabilizar-se na arcada dentária. Este processo causa dor, sangramentos e, em casos mais graves, inflamações e infecções.
Em alguns casos, não há espaço suficiente para os quatro novos dentes, o que acaba desalinhando os dentes já existentes, essa falta de espaço também pode desencadear cáries, doenças gengivais e reabsorção da raiz do dente ao lado. Por isso, é importante monitorar o crescimento do siso e verificar a necessidade de extração junto a um dentista.

Sensibilidade
Se um sorvete, cafézinho ou qualquer alimento gelado, quente ou doce te causa uma dor intensa nos dentes, você provavelmente tem hipersensibilidade dentária, popularmente conhecida como sensibilidade. Ao contrário da cárie, que é causada por bactérias, este problema tem outra origem: uma falha no sistema de proteção dentária. Você pode saber mais sobre a sensibilidade dentária em outro artigo clicando aqui.
Existem muitos cremes dentais voltados para pessoas com sensibilidade nos dentes, mas eles nem sempre são totalmente efetivos. O ideal, nestes casos, é sempre consultar o dentista, que irá orientar a melhor opção de tratamento para cada caso.

Bruxismo
Ranger ou apertar os dentes durante o sono é um problema dentário bastante comum, conhecido como bruxismo. Não se sabe exatamente o porque, mas essa condição afeta cerca de 15% das pessoas. As consequências são: amolecimento e desgaste dos dentes, dor na mandíbula e pescoço, além de zumbidos no ouvido. Muitas vezes, a pessoa só percebe que tem bruxismo quando alguém nota seus hábitos durante o sono ou quando os sintomas se manifestam.


Se você apresentar as características de qualquer doença acima, busque a Risate! Nosso equipe de dentistas está pronta para cuidar e orientar você durante qualquer tratamento.

 

Vamos conversar mais sobre isso? Marque sua avaliação   :)

Veja também

10 vantagens pra você escolher o aparelho Autoligado19/09/19 10 vantagens pra você escolher o aparelho Autoligado   Na hora de escolher um tratamento para corrigir os dentes, muitas dúvidas vêm à cabeça: o preço, as vantagens, as indicações etc. Especialmente quando um sistema é mais novo e com mais tecnologia, como o aparelho ortodôntico autoligado, que não utiliza borrachinhas para......
Cuide do seu sorriso, seu coração agradece21/10/19 Cuide do seu sorriso, seu coração agradece Não é de hoje que se sabe que a saúde tem relação direta com o que você come, com seus hábitos e com seus cuidados. Mas você conhece aquela......
Mitos e Verdades sobre os Implantes21/05 Mitos e Verdades sobre o Implante Dentário O implante dentário é uma ótima solução para quem não possui um ou mais dentes, mas também não deseja colocar as famosas dentaduras (seja parcial ou......

Voltar para Blog