-
Postado em 21 de Outubro de 2019 às 09h13

Cuide do seu sorriso, seu coração agradece

Cuide do seu sorriso, seu coração agradece

Não é de hoje que se sabe que a saúde tem relação direta com o que você come, com seus hábitos e com seus cuidados. Mas você conhece aquela frase clichê "A saúde começa pela boca"? Pois é, ela nunca esteve tão em alta. Um estudo realizado pelo InCor, instituto ligado a USP em São Paulo, mostrou que as doenças cardíacas mais comuns tem uma relação enorme com a saúde da boca.


Segundo este estudo, quase metade das doenças cardíacas graves (45%) tem início ou agravamento causado por problemas relacionados a falta de uma boa saúde bucal. As disfunções que mostraram relação com problemas bucais são: endocardite bacteriana, infarto, acidente vascular cerebral e arritmia, todas elas podem levar a pessoa a morte. O mais impressionante é que as doenças bucais que estão ligadas a esse problemas cardiológicos, são comuns como a gengivit, cáries ou pequenas inflamações, problemas que muitas vezes são deixados de lado sem dar a devida importância e até adiando a ida ao dentista.


Ainda segundo os pesquisadores, as pessoas esquecem que na boca temos uma quantidade enorme de bactérias e que pequenos cortes na gengiva e no céu da boca são comuns e, causados principalmente durante a alimentação. A situação fica ainda mais perigosa quando existe uma doença bucal, onde há um aumento de bacterias que podem encontrar um atalho direto para a corrente sanguínea e se alojar no coração.


Os cuidados com o coração e com a boca são muito importantes, assim é possível evitar problemas que podem se tornar até fatais, separamos algumas precauções que você cuidar e incorporar na sua rotina:

Coração:

• Controlar o peso
• Fazer atividade física regularmente
• Saber se é diabético
• Manter uma alimentação saudável
• Verificar a sua pressão arterial


Boca:

• Escovar os dentes após todas refeições
• Usar o fio dental
• Fique atento a saúde da sua gengiva, ela não deve sangrar.
• Dentes tortos dificultam higienização
• Atenção para lesões que não cicatrizam

Vale lembrar também que visitas regulares ao dentista são validas na prevenção dessas e de outras doenças, procure fazer procedimentos simples como limpezas e radiografias para identificar cáries, prevenir e evitar infecções. Além é claro de outros procedimentos que podem ser necessários e serão identificados pelo seu dentista, como a presença de dentes tortos, desalinhando os dentes e dificultando a higienização.

Para resolver desalinhamentos de dentes, o tratamento com aparelho ortôntico pode ser indicado, principalmente porque estão cada dia mais eficientes, como é o caso do aparelho autoligável, técnica muito objetiva que entrega resultados em um curto prazo, muito bem aceita principalmente por pessoas que já passaram por tratamento ortodôntico na adolescência e você pode saber mais vantagens sobre esta técnica em outro artigo que preparamos para você, é só clicar aqui.

 

Dr. Eduardo Ribeiro CRO - SC 8929

 

Vamos falar mais sobre isso? Clique aqui     :)

Veja também

Como combater o mau hálito?19/02/20 Como combater o mau hálito? O mau hálito ou halitose é uma condição que afeta aproximadamente 30% da população brasileira, a intensidade do odor e a frequência que ocorre pode deixar a pessoa constrangida e insegura ao comunicar-se, atrapalhando o seu convívio social. Se não identificado e tratado corretamente, este problema pode se......
O sorriso é parte importante da sua melhor versão24/10/20 Você sabia que 65% de todo o nosso processo de comunicação é não verbal? Comunicação não verbal é uma comunicação sem palavras, através de gestos, sorrisos, movimentos dos......
A Saúde Bucal está ligada com a Saúde Mental27/03/20 A Saúde Bucal está ligada com a Saúde Mental Você sabia que alguns problemas bucais como o bruxismo estão relacionados especificamente a sua saúde mental? Sim, inclusive os sintomas podem ficar muito maiores em......

Voltar para Blog