-
Postado em 21 de Outubro de 2019 às 09h13

Cuide do seu sorriso, seu coração agradece

Cuide do seu sorriso, seu coração agradece

Não é de hoje que se sabe que a saúde tem relação direta com o que você come, com seus hábitos e com seus cuidados. Mas você conhece aquela frase clichê "A saúde começa pela boca"? Pois é, ela nunca esteve tão em alta. Um estudo realizado pelo InCor, instituto ligado a USP em São Paulo, mostrou que as doenças cardíacas mais comuns tem uma relação enorme com a saúde da boca.


Segundo este estudo, quase metade das doenças cardíacas graves (45%) tem início ou agravamento causado por problemas relacionados a falta de uma boa saúde bucal. As disfunções que mostraram relação com problemas bucais são: endocardite bacteriana, infarto, acidente vascular cerebral e arritmia, todas elas podem levar a pessoa a morte. O mais impressionante é que as doenças bucais que estão ligadas a esse problemas cardiológicos, são comuns como a gengivit, cáries ou pequenas inflamações, problemas que muitas vezes são deixados de lado sem dar a devida importância e até adiando a ida ao dentista.


Ainda segundo os pesquisadores, as pessoas esquecem que na boca temos uma quantidade enorme de bactérias e que pequenos cortes na gengiva e no céu da boca são comuns e, causados principalmente durante a alimentação. A situação fica ainda mais perigosa quando existe uma doença bucal, onde há um aumento de bacterias que podem encontrar um atalho direto para a corrente sanguínea e se alojar no coração.


Os cuidados com o coração e com a boca são muito importantes, assim é possível evitar problemas que podem se tornar até fatais, separamos algumas precauções que você cuidar e incorporar na sua rotina:

Coração:

• Controlar o peso
• Fazer atividade física regularmente
• Saber se é diabético
• Manter uma alimentação saudável
• Verificar a sua pressão arterial


Boca:

• Escovar os dentes após todas refeições
• Usar o fio dental
• Fique atento a saúde da sua gengiva, ela não deve sangrar.
• Dentes tortos dificultam higienização
• Atenção para lesões que não cicatrizam

Vale lembrar também que visitas regulares ao dentista são validas na prevenção dessas e de outras doenças, procure fazer procedimentos simples como limpezas e radiografias para identificar cáries, prevenir e evitar infecções. Além é claro de outros procedimentos que podem ser necessários e serão identificados pelo seu dentista, como a presença de dentes tortos, desalinhando os dentes e dificultando a higienização.

Para resolver desalinhamentos de dentes, o tratamento com aparelho ortôntico pode ser indicado, principalmente porque estão cada dia mais eficientes, como é o caso do aparelho autoligável, técnica muito objetiva que entrega resultados em um curto prazo, muito bem aceita principalmente por pessoas que já passaram por tratamento ortodôntico na adolescência e você pode saber mais vantagens sobre esta técnica em outro artigo que preparamos para você, é só clicar aqui.

 

Dr. Eduardo Ribeiro CRO - SC 8929

 

Vamos falar mais sobre isso? Clique aqui     :)

Veja também

Sensibilidade nos dentes? Descubra as causas21/01 Sensibilidade nos dentes? Descubra as causas Você já sentiu uma dor, que mais parece um choque nos dentes, assim que mordeu um picolé ou uma fruta cítrica? Essa dor, que passa quando a temperatura da boca volta ao normal, é característica da hipersensibilidade dentinária, mais conhecida como sensibilidade dentária. É um problema muito comum......
O sorriso é parte importante da sua melhor versão24/10 Você sabia que 65% de todo o nosso processo de comunicação é não verbal? Comunicação não verbal é uma comunicação sem palavras, através de gestos, sorrisos, movimentos dos......

Voltar para Blog