-
Postado em 16 de Abril de 2020 às 14h00

Odontologia Sistêmica: Entenda como a saúde bucal afeta o restante do corpo.

Odontologia Sistêmica: Entenda como a saúde bucal afeta o restante do corpo

Através da Odontologia Sistêmica é possível analisar a relação da saúde da boca com o organismo e como ela interfere na esfera mental, comportamental e emocional. Muito além do cuidado bucal e estético, a odontologia sistêmica avalia todo o funcionamento do corpo de uma maneira bem mais abrangente para melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Diabetes, ansiedade, HPV, osteoporose, doenças cardiovasculares, entre outras, são doenças que podem ter relação direta com a saúde da sua boca. Ela é a porta de entrada para diversos organismos e bactérias, que podem provocar doenças e atingir outros órgãos, se a higiene bucal não estiver em ordem. Regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a odontologia sistêmica adota tratamentos integrativos e complementares como fitoterapia, acupuntura, terapia floral, laserterapia, hipnose e homeopatia.

Mas como essas doenças podem ter relação com a boca?

1.Diabetes
Pessoas com diabetes costumam desenvolver mais gengivite, cáries e infecções orais, além de perda óssea ao redor dos dentes. Isso acontece porque a circulação sanguínea fica prejudicada nessa área. Se a saúde bucal não estiver em dia, o controle do diabetes também é afetado.

 

2.Ansiedade
Pessoas ansiosas apresentam maior facilidade em ter bruxismo (ranger os dentes durante a noite). A doença pode provocar problemas mais graves, como complicações na gengiva, ossos e articulação da mandíbula.

 

3. Osteoporose 
Muitos problemas bucais podem ter relação com a diminuição da massa óssea corporal. A fase inicial da osteoporose pode se mostrar nos dentes, causando problemas na mandíbula, dentes soltos, gengivas destacadas ou retração gengival.

 

4. Doenças cardiovasculares
As bactérias presentes em nossa boca podem chegar ao coração por meio do sangue que circula em todo o corpo. Elas podem diminuir a circulação sanguínea nos vasos que ligam o coração, aumentando as chances de doenças coronárias e os riscos de derrame ou infarto. Inclusive preparamos um artigo especial sobre este assunto, clique aqui e confira!


Então, um corpo saudável começa na boca!

 

Vamos falar mais sobre isso? Clique aqui     :)

Veja também

O sorriso é parte importante da sua melhor versão24/10/20 Você sabia que 65% de todo o nosso processo de comunicação é não verbal? Comunicação não verbal é uma comunicação sem palavras, através de gestos, sorrisos, movimentos dos olhos, toques, volume da voz e até mesmo através do silêncio. E o sorriso é uma grande parte disso, pois é com ele que expressamos......
Sorrir é a alma do negócio08/10/20 Nossa primeira entrevista especial do Mês do Sorriso é com o Emmanuel Lourenço, que é Especialista em Marketing, vendas e comunicação, Instrutor de Treinamentos e Palestrante. Ele fala sobre a importância......
A importância do sorriso no processo seletivo30/10/20 O sorriso pode abrir portas para as melhores oportunidades, tanto no lado pessoal quanto no profissional. Diversas pesquisas já apontam que um sorriso saudável pode ser decisivo em um processo seletivo, e candidatos que sorriem passam......

Voltar para Blog