-
Postado em 21 de Janeiro às 19h26

Sensibilidade nos dentes? Descubra as causas

RISATE Odontologia Especializada Sensibilidade nos dentes? Descubra as causas Você já sentiu uma dor, que mais parece um choque nos dentes, assim que mordeu um picolé ou uma fruta cítrica? Essa dor, que passa...

Sensibilidade nos dentes? Descubra as causas

Você já sentiu uma dor, que mais parece um choque nos dentes, assim que mordeu um picolé ou uma fruta cítrica?

Essa dor, que passa quando a temperatura da boca volta ao normal, é característica da hipersensibilidade dentinária, mais conhecida como sensibilidade dentária.

É um problema muito comum que se desenvolve com o tempo e caracteriza-se por uma dor aguda que aparece quando o dente sofre algum estímulo de origem térmica, química ou mecânica.


Mas, quais poderiam ser as causas desse incomodo?

A sensibilidade surge quando a parte interna do dente, chamada dentina, fica exposta por causa da retração gengival ou desgaste do esmalte do dente e existem diversos hábitos e situações que podem causar essa exposição. Desde uma escovação inadequada até mesmo uma mordida muito apertada.

Abaixo listamos 5 possíveis causas e maus hábitos que devem ser evitados, como prevenção.


1. Alimentação muito ácida:
Alguns alimentos e bebidas são grande fontes de ácido, incluindo frutas, refrigerantes, café e vinho e podem ao longo do tempo resultar no desgaste do esmalte do dente, se ingeridos com muita frequência.

Isso chama-se erosão ácida e pode ser uma das causas da hipersensibilidade dentinária.

2. Escovação incorreta:
Escovar os dentes com muita força e frequência pode causar além do desgaste do esmalte uma retração na gengiva, isso porque o atrito e a fricção excessiva removem a blindagem natural dos dentes.

Por isso o ideal é que você escolha uma escova com cerdas macias e em grande quantidade, além de utilizar a técnica correta para fazer a higiene bucal.

3. Mordida apertada e Bruxismo.
Ranger os dentes ou manter a mandíbula apertada com muita força é uma condição que pode estar relacionada a problemas emocionais como estresse e tensão. Essa condição normalmente resulta no desgaste do esmalte dos dentes que é um dos causadores da sensibilidade.

O bruxismo e o apertamento devem ser tratados de forma correta por isso é extremamente importante uma orientação profissional nesse caso.

4. Apinhamento dentário:
Algumas pessoas possuem os dentes muito desalinhados o que causa uma dificuldade na higienização, podendo causar acúmulo de placa bacteriana.

O material expelido pelas bactérias é muito ácido e também podem resultar em sensibilidade. Uma ótima solução para esse problema é a correção com aparelho ortodônticos. Quer saber uma excelente alternativa? Conheça o sistema autoligável

5. Substancias abrasivas
Muitas pessoas utilizam receitas caseiras, produzidas com materiais abrasivos ou corrosivos como bicarbonato de sódio, carvão, água oxigenada, na intenção de clarear os dentes.

Esses produtos desgastam a superfície do dente dando a impressão que eles estão momentaneamente mais claros porém os danos causados aos dentes e a gengiva podem ser irreversíveis.

Somente um profissional poderá confirmar se você apresenta Hipersensibilidade dentinária, portanto se você estiver sentindo qualquer tipo de dor ou desconforto frequente nos dentes, agende uma consulta com seu dentista.

A sensibilidade pode desaparecer com alguns cuidados ou mudanças de habito, porém em alguns casos ela ocorre devido a uma doença bucal ou outra condição que deverá ser tratada corretamente. 

 

Vamos falar mais sobre isso? Marque sua avaliação    :)

Veja também

Como combater o mau hálito?19/02 Como combater o mau hálito? O mau hálito ou halitose é uma condição que afeta aproximadamente 30% da população brasileira, a intensidade do odor e a frequência que ocorre pode deixar a pessoa constrangida e insegura ao comunicar-se, atrapalhando o seu convívio social. Se não identificado e tratado corretamente, este problema pode se......
Gengivoplastia: A cirurgia plástica do sorriso12/03 Gengivoplastia: A cirurgia plástica do sorriso A Gengivoplastia é uma cirurgia plástica para corrigir o sorriso e a gengiva do paciente, seu processo é feito a partir da retirada do excesso de tecido gengival e por meio da......

Voltar para Blog